Nova base comunitária da PM é instalada próximo à estação do Brás, no centro de São Paulo
Uma nova base comunitária da Polícia Militar foi inaugurada nesta sexta-feira (28) na praça Agente Cícero, próximo à estação do Brás, no centro de São Paulo, onde diariamente passam milhares de trabalhadores, moradores e turistas. É a quinta unidade de 11 previstas para serem instaladas na região até o fim do ano, com um investimento estadual de cerca de R$ 4 milhões. Devido a essa e outras estratégias das forças de segurança, o ano de 2024 terminou com 19,2% roubos e furtos a menos do que em 2023 na região central.
A instalação dessas bases em locais estratégicos visa, principalmente, aumentar a integração da Polícia Militar com a comunidade, além de ser um ponto de referência aos que frequentam as imediações.
LEIA TAMBÉM: PM terá tendas exclusivas para atendimento de mulheres no Carnaval de São Paulo
A estrutura da unidade é montada em dois contêineres acoplados e tem capacidade para receber um efetivo composto por 16 policiais militares com o apoio de duas viaturas. Durante o expediente, os policiais fazem rondas pela região do posto.
O vice-governador, Felício Ramuth, presente na inauguração da base, destacou que o trabalho que já vem sendo realizado no centro tem dado resultados, e que essas novas unidades serão aliadas a melhorias ainda mais siginificativas para o centro.
“Nós queremos que cada cidadão que vive aqui se sinta acolhido, protegido, saiba que terá apoio e segurança por onde andar. Milhares de pessoas, sejam trabalhadores, moradores ou turistas, passam por essa região diariamente e não vamos permitir nem aceitar que a criminalidade domine”, garantiu.
Durante a inauguração, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, relembrou as entregas realizadas para diminuir os índices criminais e aumentar a sensação de segurança da população na área central. “Por muito tempo essa região foi palco de vários crimes, mas estamos mudando esse cenário”, reforçou.
“Essas bases, que vêm acompanhadas de viaturas, além das companhias, postos policiais e outras entregas realizadas aqui, são ferramentas que vão ajudar os nossos policiais a prezar pela segurança da população. É para o povo que trabalhamos diariamente”, completou.
A escolha dos locais de instalação é definida por meio de estudos realizados pela Secretaria de Segurança Pública e faz parte da estratégia estadual de recuperação da região central. Com o novo modelo de equipamento, o estado avança nas ações para reduzir a criminalidade e melhorar a percepção de segurança da população.
Roubos e furtos caem no centro da capital em 2024
De acordo com os dados estatísticos da SSP, os números de roubos e furtos no centro da capital caíram no ano passado. Foram 17.855 roubos e furtos evitados em 2024. Se comparado com 2023, o número de ocorrências caiu de 93.024 para 75.169 em um ano, o que representa uma redução de 19,2% nesses crimes.
LEIA TAMBÉM: Pré-Carnaval tem queda de 62% nos roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo
Essa diminuição nas ocorrências é observada desde abril de 2023, ou seja, 21 meses de queda consecutiva na área da 1ª Seccional de Polícia, departamento que contempla o bairro do Brás.
As ações das forças de segurança também evitaram os crimes de latrocínio — roubo seguido de morte — na região central. No ano passado, a Polícia Civil registrou um caso. Um ano antes, foram seis crimes.
O post Nova base comunitária da PM é instalada próximo à estação do Brás, no centro de São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.