Cidades do interior paulista mantêm queda histórica de roubos
O interior de São Paulo registrou em janeiro o menor número de roubos da série histórica. A queda é resultado das estratégias das forças de segurança para inibir os índices criminais e aumentar a sensação de segurança da população paulista.
Conforme os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no mês passado houve 2.882 roubos, incluindo de carga e a bancos, nos municípios paulistas. Na comparação com janeiro de 2024, quando foram registrados 3.548 crimes, a redução no indicador foi de 18,7%.
LEIA TAMBÉM: Nova base comunitária da PM é instalada próximo à estação do Brás, no centro de São Paulo
Ao comparar os roubos contabilizados em janeiro de 2023, primeiro ano da atual gestão, a queda no índice chega a 29,6%. Na época, foram 4.097 roubos no interior.
Os roubos de veículos também permanecem em queda contínua no interior. Depois de fechar 2024 com uma redução de 23,8% nos crimes, o mês de janeiro encerrou com 601 ocorrências — decréscimo de 2,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado (617 casos).
LEIA TAMBÉM: ’Despachante’ de armas de organização criminosa é alvo de operação da PM de SP
Os furtos de veículos reduziram 1,4% em janeiro deste na comparação com 2024, com 2.463 ocorrências nas cidades do interior do estado. Os furtos em geral, que incluem de cargas, tiveram um acréscimo de 1,9%, fechando o mês com 20.799 registros.
Interior tem a menor quantidade de homicídios da história em janeiro
Os municípios do interior paulista registraram uma queda expressiva nos homicídios dolosos — quando há intenção de matar — em janeiro deste ano.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, no período aconteceram 118 mortes. Na comparação com janeiro do ano passado, a redução foi de 14,4%. Em 2024, houve 138 crimes.
Desse modo, o interior teve em janeiro o menor número de homicídios dolosos da série histórica, iniciada em 2001. Ao analisar janeiro de 2023, primeiro ano da atual gestão, a diminuição desses crimes foi de 19,1%.
O post Cidades do interior paulista mantêm queda histórica de roubos apareceu primeiro em Agência SP.